APAE Barueri – Cada Ano Melhor
    Participantes reunidos no palco do IX Congresso Estadual das APAEs, em Olímpia, diante do painel do evento
    Institucional

    APAE Barueri participa do IX Congresso Estadual das APAEs

    25 Jun 2026 5 min de leitura

    Presença em Olímpia marcou a primeira participação da instituição em um congresso estadual da Rede APAE, ampliando conexões, referências e oportunidades de aprendizado.

    A APAE Barueri participou do IX Congresso Estadual das APAEs, realizado em Olímpia, no interior de São Paulo.

    A instituição foi representada por seu presidente, Fagner Gouveia Bezerra, levando pela primeira vez o trabalho desenvolvido em Barueri para um espaço estadual de troca, conhecimento e articulação da Rede APAE.

    A participação representou um novo passo na ampliação da presença institucional da APAE Barueri e na construção de conexões capazes de contribuir para o aprimoramento dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência e às suas famílias.

    Conectar direitos para promover inclusão

    O congresso foi estruturado como um espaço de debate, aprendizado e compartilhamento de experiências entre dirigentes, profissionais, pesquisadores, familiares, representantes do poder público e integrantes da sociedade civil.

    Com discussões relacionadas a áreas fundamentais para a atuação das APAEs, o encontro permitiu ampliar referências sobre atendimento, gestão, políticas públicas, inclusão e defesa de direitos.

    A programação proporcionou contato com experiências desenvolvidas por diferentes unidades da Rede APAE, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e a identificação de práticas que podem inspirar avanços em outras cidades.

    Barueri presente na Rede APAE paulista

    A participação no congresso marcou a primeira vez em que o trabalho da APAE Barueri foi levado a um encontro estadual dessa dimensão.

    Esse movimento amplia a presença de Barueri na Rede APAE paulista e cria oportunidades para que a instituição compartilhe sua trajetória, conheça projetos desenvolvidos por outras unidades e estabeleça novas relações de cooperação.

    Ao participar desses espaços, a APAE Barueri não apenas apresenta o que vem realizando, mas também identifica referências que podem ser adaptadas às necessidades das pessoas atendidas e de suas famílias.

    A troca entre instituições contribui para reduzir o isolamento de boas iniciativas e permite que soluções bem-sucedidas em uma cidade possam inspirar avanços em outras localidades.

    Conhecimento que retorna para os atendimentos

    A participação em congressos e encontros técnicos ganha valor quando o conhecimento adquirido retorna para a rotina institucional.

    Durante o evento, os participantes tiveram contato com discussões relacionadas à inclusão, ao atendimento especializado, à gestão, às políticas públicas, aos direitos e ao fortalecimento das organizações do terceiro setor.

    Para a APAE Barueri, esse aprendizado poderá apoiar reflexões e futuras melhorias relacionadas a:

    • qualidade dos serviços;
    • relacionamento com as famílias;
    • organização institucional;
    • formação profissional;
    • defesa de direitos;
    • desenvolvimento de projetos;
    • construção de parcerias;
    • inovação nos atendimentos.

    O objetivo é transformar as experiências compartilhadas no congresso em referências que contribuam para decisões, projetos e práticas aplicáveis à realidade de Barueri.

    Uma construção realizada em parceria

    A participação e o trabalho levado ao congresso contaram com a colaboração da diretora social da APAE Barueri, Lisiane Oliveira Monello, e de Ricardo Monello.

    A iniciativa também esteve conectada à atuação da FEAPAES-SP, do Grupo Audisa e da presidente da Federação, Cristiany de Castro, fortalecendo a aproximação entre gestão institucional, conhecimento técnico e articulação da Rede APAE.

    A construção conjunta demonstra a importância de reunir diferentes competências para ampliar a visibilidade do trabalho realizado e abrir novos caminhos para a instituição.

    Registros da participação da APAE Barueri

    Confira alguns dos registros da participação da APAE Barueri no IX Congresso Estadual das APAEs, realizado em Olímpia.

    Networking com propósito

    O networking promovido durante o congresso não se limita à troca de contatos.

    Ele possibilita conhecer profissionais, gestores, instituições e parceiros que enfrentam desafios semelhantes e trabalham em torno do mesmo propósito: ampliar oportunidades, qualidade de vida, autonomia e inclusão para as pessoas com deficiência.

    Essas conexões podem gerar:

    • intercâmbio de experiências;
    • apoio técnico;
    • desenvolvimento de projetos conjuntos;
    • acesso a novas referências;
    • fortalecimento da governança;
    • oportunidades de parceria;
    • maior integração com a Rede APAE.

    Para a APAE Barueri, ampliar essa rede significa aumentar a capacidade de aprender, colaborar e construir soluções com impacto direto nos atendimentos.

    Um novo passo na trajetória institucional

    A presença no IX Congresso Estadual das APAEs está alinhada ao objetivo da APAE Barueri de fortalecer sua atuação técnica, profissionalizar a gestão e ampliar sua rede de parceiros.

    Levar o trabalho da instituição para um encontro estadual representa reconhecimento da trajetória construída e, ao mesmo tempo, responsabilidade com os próximos passos.

    A APAE Barueri segue investindo em conhecimento, articulação e troca de experiências para que as melhores referências encontradas na Rede APAE possam contribuir com a realidade das pessoas atendidas e das famílias do município.

    "Participar, compartilhar e aprender também são formas de construir uma instituição cada ano melhor."

    APAE Barueri participa do IX Congresso Estadual das APAEs | APAE Barueri